fbpx

6 técnicas de cortes para treinar em casa

Sempre falo sobre os cortes aqui, né?! Uma das aulas preferidas dos alunos e a primeira na turma de Técnicas Culinárias.

Agora que estamos todos em casa quietinhos, quem sabe você tira um tempo pra treinar. O momento atual que estamos vivendo por causa do Covid-19 (novo Coronavírus) é de apreensão, preocupação e incertezas, mas também é um tempo de reflexão, quietude, ficar com a família e todos nos cuidarmos.

Trouxe essa proposta como um aprendizado e também como uma distração para você fazer aí na sua cozinha de casa mesmo. Afinal, quanto mais treino, melhor a habilidade no corte.

Separe sua tábua, lembra do paninho molhado embaixo para não escorregar, pegue alguns legumes e escolha entre os cortes clássicos mais usados que eu separei aqui. Cuidado com os dedos (no final dessa página vou disponibilizar também o acesso a outro post com o vídeo em que ensino a técnica para não machucar)!

Vamos aos cortes:

🔪Corte em Fatias / Fette Sottilli: É o corte clássico corte usado na Itália. É o início de vários outros cortes. Retire as extremidades do vegetal e corte-o em fatias padronizadas. Para o alimento ficar firme, e você não ficar com medo de se cortar, é importante aparar um dos lados do alimento, para que você tenha uma superfície plana. Exemplo lasanha de berinjela ou abobrinha.

🔪Julienne: É o mais versátil dos cortes, feito em finos bastões de 0,3 cm x 0,3 cm x 0,6 cm. Bom de treinar com cenoura.

🔪Brunoise: Corte em cubinhos minúsculos, de 0,3 cm x 0,3 cm x 0,3 cm. Esse corte também é feito a partir do corte Julienne. Exemplo molho tipo vinagrete com cebola, tomate, pimentão… A cebola é ótima para treinar.

🔪Cubos: Corte em cubos maiores que o Brunoise, de 1,0 cm x 1,0 cm x 1,0 cm. Usado para salada de frutas ou até mesmo a maionese. Pode treinar com maçã.

🔪Allumette: É o famoso corte batata-palha, em tiras bem finas e delicadas. Os pedaços ficam com a espessura de um palito de fósforo.

🔪Gomos: É o corte da batata rústica, com formato parecido a barquinhas. Bastante usado para tomates, pepino e abobrinhas.

 

Comente se tiver dúvidas, que estarei aqui para responder!

A publicação que citei que tem um vídeo em que eu ensino como proteger os dedos na hora de cortar está AQUI.

 

Sabia que a Experimente Cozinha tem um canal no Telegram? Entre (é gratuito) aqui!

Compartilhe este post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Olá, como podemos te ajudar?
Powered by