fbpx

PÃO SEM SOVA

Você é daquelas pessoas que morre de vontade de fazer um pão fresquinho e quentinho em casa, mas bate aquela preguiça de preparar por causa da sova?

Sim, a maioria dos meus alunos também. Só que eu descobri uma receita com uma grande amiga minha que não precisa sovar. Isso mesmo!

Então, corri aqui pro blog da Experimente Cozinha para trazer para você testar em casa também. Vou aproveitar e postar essa semana mesmo o vídeo com a preparação completa da receita lá no perfil no Instagram e no Facebook, ok?

Vamos lá…

 

Ingredientes

  • 400gr de Farinha (normal ou para pão)
  • 1/4 colher de chá de fermento biológico seco (1 gr)
  • 1 colher de chá de sal 5gr (se quiser pode por o total de 8gr de sal)
  • 350 ml de água
  • Farinha Normal ou de Milho para polvilhar

 

Modo de Preparo

Numa tigela misture a farinha, sal e o fermento. Adicione a água e mexa com uma colher de pau entre 30 segundos a 1 minuto, não mais que isso. A massa ficará bem mole e pegajosa.

Cubra o recipiente com um papel plástico ou um pano e deixe fermentar de 12 a 18 horas em temperatura ambiente num lugar onde não fique exposta a temperatura e luz do sol (deixei dentro forno).

Quando pronta a massa vai ficar cheia de bolhinhas o que é um bom sinal. Despeje a massa em uma superfície enfarinhada e polvilhe por cima um pouco de farinha. Com as mãos enfarinhadas delicadamente estique a massa ate formar mais ou menos um quadrado.

Dobre a massa em forma de envelope e ponha na bancada com as dobras para cima. Cubra com papel plástico ou uma toalha e deixe levedar mais 15 minutos. Unte um pirex com óleo e polvilhe um pouco de farinha.

Com as mãos molde a massa delicadamente em forma de uma bola, ponha no pirex com as dobras para cima. Cubra com uma pano por cima e deixe descansar por volta de 1 hora e meia a 2 horas, ate dobrar de volume. Meia hora antes da massa estar pronta aqueça o forno a 220ºC e coloque a panela que você vai usar para assar o pão dentro do forno para esquentar com a tampa.

Passado este tempo, retire do forno (cuidado para não se queimar). Coloque um pedaço de papel manteiga dentro da panela e polvilhe com farinha de trigo. Transfira a massa para dentro do papel na panela desta vez com as dobras para baixo.

Cubra com a tampa e asse por 30 minutos. Ao fim dos 30 minutos retire a tampa e asse novamente por mais 10 ou 15 minutos até ficar dourado por cima e cozido por dentro (se necessário pode cobrir com uma folha de alumínio). Retire e coloque em cima de uma grelha para esfriar.

 

O resultado final é uma casca crocante com miolo macio. Me conte se fizer em casa, viu?

Aproveitando para dar um recadinho, estou com vagas abertas para os cursos de Técnicas Culinárias, nos módulos 1, 2 e 3. Saiba mais aqui!

Compartilhe este post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Olá, como podemos te ajudar?
Powered by