fbpx

Capeletti In Brodo

Capeletti in Brodo é uma sopa com um caldo (brodo) aromático e muito saboroso. Você pode fazer à base de carne, frango ou legumes. Aqui na Experimente Cozinha fizemos a massa e o brodo de frango.

Vamos já para a receita completa. E me conte se for testar em casa, viu?

 

Ingredientes

Para a massa

125 g de farinha de trigo

125 g de farinha de grano durum

3 ovos

1 pitada de sal

1fio de azeite

 

Para o recheio

500 g de frango

250 g de bacon

80 g de queijo parmesão ralado

Noz-moscada a gosto

Pimenta-do-reino a gosto

Sal a gosto

1 ovo

 

Modo de Preparo

Para fazer a massa, misture todos os ingredientes e sove até obter uma massa lisa. Deixe descansar em geladeira por 30 minutos.

Coloque em uma panela de pressão todas as carnes, cubra de água e deixe cozinhe por 40 minutos depois que pegar pressão. Coe e reserve o caldo.

Triture a carne em um processador e incorpore o resto dos ingredientes. Deixe esfriar em geladeira. Com uma máquina de abrir massa, vá afinando a massa até o nível 8 de espessura.

Coloque a massa sobre uma bancada e corte pequenos círculos de mais ou menos 0,2cm.

Disponha o recheio já frio e feche os capelettis como fizemos na aula.

Você pode servir o capeletti em brodo, utilizando o caldo do cozimento do frango ou caso prefira, sirva na manteiga e sálvia.

BRODO

INGREDIENTES

1 frango inteiro (cerca de 2 kg)

1 cenoura

1 talo de salsão

1 cebola

4 litros de água

1 folha de louro

1 talo de salsinha com as folhas

1 folha de alho-poró

5 grãos de pimenta-do-reino

3 cravos-da-índia

 

MODO DE PREPARO DO BRODO

Numa panela grande, coloque o frango partido, os pedaços de cenoura, salsão e cebola. Regue com a água para cobrir todos os ingredientes e leve ao fogo médio. Assim que subirem as primeiras bolhas da fervura, abaixe o fogo e deixe cozinhar, sem tampar, por 20 minutos. Com uma escumadeira, retire os cortes do peito de frango. Separe a carne da pele, volte a pele para a panela e reserve a carne na geladeira para outra receita. Mantenha o caldeirão em fogo baixo e deixe cozinhar por mais 1h30 sem ferver. Durante esse período, com a escumadeira, retire e descarte a espuma que subir à superfície.

Após as primeiras 2 horas de cozimento, acrescente o buquê de ervas, os grãos de pimenta-do-reino e os cravos. Deixe cozinhar por mais 2 horas – no total, o caldo leva 4 horas para ficar pronto.  A cada meia hora dê uma olhadinha (se preferir, prepare o caldo no dia anterior).

Assim que o caldo estiver pronto, desligue o fogo e, com a escumadeira, retire e despreze o frango e os legumes – todo o sabor e nutrientes dos ingredientes passaram para o caldo. Sobre uma tigela grande, coe o caldo numa peneira forrada com um pano de algodão bem fino – assim ele fica translúcido. Cozinhe os capelettis neste caldo e sirva.

 

Receba novidades por e-mail:

Compartilhe este post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Olá, como podemos te ajudar?
Powered by