fbpx

FEIJÃO REFOGADO

Uma receita simples, do dia a dia de praticamente todos os Brasileiros, só que aqui eu trouxe com umas dicas práticas que fazem toda a diferença. O feijão, por ser uma leguminosa, faz parte da aula 5 da turma de Técnicas Culinárias.

INGREDIENTES

  • 2 xícaras (chá) de feijão (rajado, carioca ou rosinha)
  • 4 xícaras (chá) de água para deixar de molho
  • 6 xícaras (chá) de água para cozinhar o feijão
  • 2 dentes de alho
  • 2 colheres (sopa) de óleo
  • 2 folhas de louro
  • sal a gosto

Deixando de molho…

Coloque o feijão numa peneira e lave sob água corrente. Transfira os grãos para uma tigela e cubra com a água – se algum boiar, descarte. Cubra a tigela com um prato e deixe o feijão de molho por no mínimo 1 hora ou de um dia para o outro. Troque a água uma vez neste período.

Cozinhando o feijão…

Descarte a água do remolho. Transfira os grãos para a panela de pressão, cubra com a água (6 xícaras) e junte as folhas de louro. Tampe a panela e leve ao fogo alto. Assim que começar a apitar, abaixe o fogo e deixe cozinhar por mais 10 minutos. Desligue o fogo e deixe todo o vapor sair antes de abrir a panela. Enquanto o feijão cozinha, descasque e amasse os dentes de alho. Leve uma panela ao fogo baixo. Quando aquecer, regue com o óleo, junte o alho e tempere com uma pitada de sal e mexa por mais 1 minuto para perfumar. Acrescente 2 conchas do feijão cozido, com um pouco do caldo. Amasse ½ concha dos grãos com uma colher e volte este “purê” para a panela – ele ajudará a engrossar o caldo e restante do feijão. Acerte o sal, misture e deixe cozinhar em fogo baixo, sem tampa, por mais 10 minutos ou até o caldo engrossar – esse tempo pode variar de acordo com a consistência desejada, mais ralo ou mais cremoso. Mexa de vez em quando para não grudar no fundo da panela. Desligue o fogo e sirva a seguir.

Dicas para congelar e descongelar:

Congelar: O melhor é congelar o feijão neutro, assim, na hora de descongelar, você refoga da maneira preferida. Saquinhos para congelar ou marmitas descartáveis são as escolhas mais práticas (você consegue tirar o feijão mesmo congelado). Os saquinhos podem ir deitados ao congelador: ocupam menos espaço e dá para empilhar. Anote com uma caneta permanente a quantidade e a data de validade. Atenção: se for usar potes de vidro, preencha no máximo até ¾, pois o feijão vai expandir ao congelar. Validade – 3 meses.

Descongelar: Na geladeira: O ideal é tirar do congelador e passar para a geladeira no dia anterior, assim o feijão vai descongelando lentamente. Pode ser pela manhã, caso vá refogar para o jantar. Mas também dá para descongelar direto na panela. Na panela: Prepare o refogado e coloque o feijão congelado na panela. Ele descongela e termina de engrossar.

Curso de Técnicas Culinárias

Liberte-se das receitas! Em breve estarei encerrando as inscrições para a turma 8, módulo 1, do curso de Técnicas. Entre em contato no 31 99141-4155 e garanta sua vaga.

Compartilhe este post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Olá, como podemos te ajudar?
Powered by