fbpx

Torta de Chocolate com Caramelo Salgado

INGREDIENTES

MASSA

1 1/4 xícaras (160g) de farinha de trigo

1/4 xícara (30g) amêndoas moídas/ farinha de amêndoas

1/4 xícara (30g) de cacau em pó sem açúcar

1/4 xícara (50g) de açúcar

1/4 colher de chá de sal

110 g de manteiga sem sal, cortada em cubos pequenos

1 colher de chá de extrato de baunilha

1 ovo

1-2 colheres de sopa de água gelada

CARAMELO

1 xícara (chá) de creme de leite fresco

1 ¼ de xícara (chá) de açúcar

1 colher (sopa) de manteiga

GANACHE DE CHOCOLATE

1/2 xícara (120 g) creme de leite fresco

120g de chocolate meio amargo picado cristais de sal marinho ou flor de sal p decorar

 

MODO DE PREPARO

MASSA

Em uma tigela grande misture a farinha com amêndoas moídas, cacau em pó, açúcar e sal. Incorpore a manteiga à mistura de farinha, usando um liquidificador, um garfo ou um processador de massa, até que forme a massa. Adicione o ovo e a baunilha e misture-os. Adicione a água e incorpore. Enrole-o com plástico filme, amassar lentamente para formar um disco e leve à geladeira por pelo menos 30 minutos ou durante a noite. Sobre a superfície enfarinhada ou sobre o plástico enrole a massa em um círculo com cerca de 1 1/2 cm maior do que a sua forma. Levante a massa enrolada e coloque-a em uma assadeira, de fundo falso, untada. Remova as bordas e leve à geladeira por 30 minutos antes de assar. Fure a massa com um garfo, forre um papel manteiga e coloque feijões secos, arroz ou pesos de torta. Assim ela ficará com a base reta. Asse por 15 minutos em forno pré-aquecido 180C. Remova os pesos e o papel. Volte ao forno por mais 10 a 15 minutos. Deixe esfriar antes de retirar da forma.

CARAMELO

Numa panela pequena, aqueça o creme de leite. Quando começar a ferver, desligue o fogo. Coloque o açúcar numa panela funda e leve ao fogo médio até derreter completamente. Para desfazer os cristais de açúcar e evitar que queime, mexa de vez em quando. Assim que o caramelo se formar, retire a panela do fogo, adicione a manteiga e mexa até derreter e formar uma mistura lisa. Acrescente o creme de leite aos poucos, mexendo sempre até formar uma calda. Volte a mistura ao fogo médio e cozinhe por apenas 2 minutos, sem parar de mexer – a calda vai terminar de engrossar quando esfriar.

GANACHE DE CHOCOLATE

Aqueça o creme de leite em uma panela pequena. Quando o creme estiver quente, retire do fogo e despeje sobre o chocolate picado. Deixe descansar por um minuto e mexa até ficar homogêneo. Despeje a ganache de chocolate sobre o caramelo. Espalhe uniformemente e leve à geladeira por mais 2-3 horas antes de servir. Polvilhe com sal marinho ou flor de sal e sirva.

(Créditos das fotos: Stael Cascelli Fotografia)

 

Se for testar a receita, volte aqui e me conte como ficou! Quero ver os comentários.

Caso tenha qualquer dúvida, pode postar aí embaixo também, que vou responder todas.

Compartilhe este post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


×
Olá, como podemos te ajudar?