fbpx
empratamento tecnicas culinarias

12 dicas culinárias para empratamento

Mais uma das aulas práticas do curso Técnicas Culinárias, feito exclusivamente para não profissionais aqui em Belo Horizonte. Hoje vamos falar sobre empratamento. A foto acima, por exemplo, é de uma das montagens feitas pelos próprios alunos aqui no nosso foodLAB.

Sabemos que na sua casa você não precisa seguir as regras da Culinária, como nos restaurantes, mas é importante saber algumas curiosidade para, quem sabe, surpreender os convidados em um jantar ou mesmo criar um clima mais romântico com quem você ama!

 

12 dicas sobre empratamento

  1.  Cor da Louça: a cor branca destaca os ingredientes que formam a montagem. Porém, a regra é flexível dependendo do preparo.
  2.  Tamanho da Louça: os tamanhos das louças podem variar em relação aos tamanhos das porções que serão servidas. Evite louças pequenas para preparações muito grandes, pois podemcausar uma impressão de bagunça.
  3. Apresentação da louça: a louça usada deve estar muito limpa.
  4. A estrela do Preparo: ao fazermos uma montagem, criarmos o layout do prato, pensando no
    ingrediente principal que será servido. Este ingrediente pode estar em duas posições: ou no centro do prato, ou
    à frente das guarnições. A isso chamamos de harmonia focal.
  5. Temperatura: devemos nos preocupar com a temperatura quando preparamos pratos quentes, portando, um dos métodos mais utilizado é usar a louça aquecida.
  6. Alturas: precisamos montar o layout procurando sempre a harmonia, porém podemos utilizar de alturas diferentes para destacar um conjunto inteiro. Toda montagem que utiliza de alturas deve ser sólida, bem pensada.
  7. Guarnições: hoje em dia as guarnições assumem uma importância enorme, principalmente em montagens minimalistas. Cada detalhe pensado deve ser criado e moldado com muito cuidado.
  8. Molhos: após a montagem dos preparos, a colocação dos molhos deve ser feita de modo delicado e aos poucos, pois adicionar mais é muito mais fácil do que retirar.  Mas também podemos servir o molho à parte.
  9. Shinning (brilho): é clássico o chamado glazeamento de alimentos ao servirmos. Pesquisa da Universidade da Califórnia, provou-se que alimento que possuem brilho são muito mais atrativos ao visual.
  10. Spritz: semelhante aos métodos usados acima no shinning, o sprtiz consiste em “salpicar” líquidos em folhas de saladas.
  11. Props: esse tipo de preparo é feito usando a própria embalagem do produto principal. Casos como latas de sardinha ou atum.
  12. Cor: estudos científicos provam que a cor pode afetar a percepção do paladar. Assim, ao criarmos uma montagem, devemos considerar a harmonia das cores. Quanto mais cores atraentes, variadas e harmônicas, mais desejável fica o prato.

Gostou? Envie a foto do seu empratamento para o nosso instagram @experimentecozinha.

Compartilhe este post

Comentários (2)

  • Eduardo Sutil Reply

    Aprenda de uma vez por todas tudo sobre Fabricação, Embalagem e Conservação dos Cupcakes que mais vendem.
    Um passo a passo Completo que irá fazer de Você uma Profissional Especialista em Cupcakes.
    COMECE AINDA ESSA SEMANA, MESMO SEM EXPERIÊNCIA E POUCO PARA INVESTIR.
    Acesse o Link: http://bit.ly/especialistaemcupcake

    15 de dezembro de 2019 at 22:08
    • Experimente Cozinha Reply

      Obrigada Eduardo por compartilhar conosco.

      27 de dezembro de 2019 at 15:21

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Olá, como podemos te ajudar?
Powered by